Ensaio Pré-Wedding: As Melhores Dicas em um Clique!

Ensaio Pré-Wedding: As Melhores Dicas em um Clique!

Dentre todas as escolhas que envolvem a organização e preparação de um casamento, considero a fotografia como um desafio à parte. Não por ser fotógrafo, mas por fazer parte desse universo e entender a dor dos casais em contratar um serviço que eternizará a história desse grande dia. Você que irá se casar, deve entender bem o que estou querendo dizer. A fotografia de casamento não é apenas um registro como qualquer outro, é a retratação da essência dos noivos, os sorrisos, as lágrimas, toda a emoção que envolve esse momento, e a contratação de um bom profissional é o que faz toda a diferença, pois você não está contratando apenas um serviço, mas sim um olhar! É aí onde a mágica acontece. Ao passar por essa etapa, tenha a certeza de estar optando por um profissional que lhe entregue mais que um álbum de fotos, que lhe entregue o que você gosta e espera, a história por trás dele.

Antigamente era comum haver registros apenas do grande dia. Nos álbuns de casamento dos nossos avós, apenas aquelas velhas fotos do casal e dos familiares lado a lado, em poses não muito naturais e que retratavam pouco ou nenhum detalhe especial do enlace.

Nada contra a essas fotografias, afinal cada época tem suas características e seus recursos, mas particularmente considero que a tecnologia beneficiou e muito a nossa geração, e o nível de riqueza de detalhes e criatividade que podemos extrair desse momento nos dias atuais, é sem dúvidas infinitamente melhor. Mas que bom que os tempos mudam e com eles novas formas de criar lembranças cada vez mais únicas. Hoje em dia falamos dos ensaios pré-wedding ou pré-casamento, uma forma moderna e mais estilizada de criar fotos incríveis do casal e que permite uma flexibilidade maior em relação à imaginação dos noivos. São fotos especialmente pensadas em retratar a intimidade e toda a essência por trás da história de amor dos dois e geralmente são realizadas em uma data não muito distante do grande dia. E por que fazer esse registro? Porque o resultado é sempre único e muito emocionante! É um momento de extrema conexão e sintonia entre o casal, uma oportunidade a mais de curtir essa fase, relaxar, descontrair, redescobrir o cheiro um do outro, o toque, o olhar, o sorriso, uma verdadeira experiência sensorial. Além disso é uma ótima chance do fotógrafo conhecer melhor vocês e de vocês se sentirem mais à vontade com ele, garantindo assim as melhores fotos no dia do casamento.

Muitos casais me procuram para fazer esse trabalho, mas a maioria não tem ideia por onde começar. Nesse momento é normal surgir uma infinidade de dúvidas, medos, receios e até mesmo uma indecisão na escolha do local, da roupa, do melhor dia e horário para a sessão de fotos. Pensando nisso, criei esse artigo com o intuito de ajudar você e todos os casais que enfrentam esse mesmo dilema a garantir registros únicos e que tenham a cara de vocês, afinal pra ser incrível, ele precisa retratar a personalidade de vocês. Se surgir mais alguma dúvida, podemos tomar um café e dedicarei o meu tempo a entender melhor os desejos do casal. Para começar, sugiro que vocês respondam às seguintes perguntas:

  • Esse lugar significa algo para vocês? Ele é importante de alguma forma para o casal?
  • Já visitaram ou mesmo tem algo que se relaciona com a história de vocês?

Aqui é importante lembrar que o local não necessariamente precisa ser conhecido pelos dois, mas é ideal que ele represente ou pelo menos se aproxime do perfil de vocês, um lugar que tenha a ver com o que gostam de fazer, um hobbie, um esporte, um lugar que gostariam de conhecer juntos.

  • Esse lugar é bonito e viável? Tem fácil acesso?
  • O local é concorrido ou muito lotado? Quais os custos de deslocamento?

Parecem perguntas bobas, mas fazem toda a diferença no resultado que o casal espera do ensaio. Um lugar bonito não significa que garantirá fotos bonitas e o acesso à ele conta muito na escolha. Imaginem vocês tendo que percorrer uma trilha de duas horas para chegarem a uma cachoeira, mas ao final o cabelo estragar e a maquiagem ficar toda suada? Outro detalhe é se for um local muito lotado de pessoas. Preferencialmente optamos por locais mais tranquilos, onde o fluxo de pessoas não atrapalhe os cliques do casal. A não ser que para vocês esse não seja o problema, por optarem por um ensaio em que o elemento “pessoas” faça parte do tema. Nesse caso não há problema algum, mas se o intuito é ter vocês como elemento central, o ideal é que seja um lugar vazio ou com o mínimo de pessoas circulando.

  • É permitido fotografar nesse local? Existe alguma taxa para ensaio fotográfico nesse cenário?
  • Tem restrições?

Muitos locais costumam cobrar para tal finalidade, então é importante que se tenha uma noção dessa informação para evitar surpresas desagradáveis. Além disso, vale procurar saber se existe alguma restrição para fotografar ou usar elementos do cenário para compor as fotos.

Aqui vão alguns dicas que considero básicas, mas ao mesmo tempo essenciais para vocês registrarem da melhor forma esse momento e terem um resultado incrível.

O Local do Ensaio

Não existe o melhor lugar ou o lugar perfeito para se fazer um ensaio pré-casamento. A realidade é bem simples. Existe o lugar em que vocês se sentirão à vontade para se divertirem e poderem ser vocês mesmos, um local que tenha significado para ambos, pois a beleza está muito mais no casal, no sentimento entre eles do que no local escolhido para as fotos. Aqui você consegue imaginar a diferença de um bom fotógrafo dos demais. Fotografar em uma bela paisagem qualquer um consegue, mas extrair a essência, enxergar a unicidade onde a maioria não vê é o que dá o tom para o ensaio. Saber perceber a originalidade e a sintonia que está em cada casal é o que garantirá registros simples, mas ao mesmo tempo carregados de emoção.

Ensaio Pré- Wedding Nayara e Rafael

Época e Horário Ideais

Sugiro um prazo de sessenta dias a um mês de antecedência da data do casamento, assim dará tempo de o fotógrafo editar e tratar as imagens para que os noivos possam usá-las na decoração do casamento, sites ou redes sociais. A melhor época do ano para quem pretende registrar um belo pôr-do-sol e garantir uma boa luz natural são as estações do outono e inverno, que compreendem os meses de março à setembro. Se o seu ensaio for no campo, por exemplo, sugiro que seja um dia de sol e o melhor horário para fotografar com uma luz mais bonita será após às 15h.

Ensaio Pré-Wedding Valéria e Jair

Ensaio Pré-Wedding Ricardo e Débora

Roupas e Maquiagem

As roupas variam de acordo com o estilo do casal, mas aconselho evitar estampas muito floridas, pois pode ser que vocês não se destaquem em meio ao cenário escolhido para as fotos. Se o ensaio for em um local em que o verde é predominante, evite roupas que levem esse tom. A dica é sempre levar em consideração o local escolhido para o pré-wedding. Uma ótima opção é dar preferência para roupas claras e confortáveis e tentar harmonizar com o figurino escolhido pelo seu par também. E o mais importante: descarte os modelos extravagantes, com cores muito chamativas ou que marquem época, pois eles podem roubar a cena e desviar o foco para outro elemento que não seja o casal. Ah! Vale levar também três tipos de roupas diferentes para a sessão, mas não é uma regra.

No que diz respeito à maquiagem, menos é sempre mais. Dê preferência às maquiagens leves e naturais de longa duração, pois elas são curingas em qualquer cenário. O cabelo também não precisa de muita produção. Já que a intenção é criar um ambiente mais intimista, a opção de cabelo solto garante leveza e naturalidade no resultado final.

Ensaio Pré-Wedding Aline e Danilo

Acessórios no Cenário

A não ser que este seja um item que se relaciona com a história do casal, ou que tenha relação com algum hobbie, paixão ou esporte praticado por um dos dois, sugiro não incrementar muito com balões, letras ou coisas do tipo. Fica bacana? Sim, fica lindo, mas infelizmente já se tornou clichê e pouco traduz as características do casal. No ensaio pré-casamento do Ricardo e da Débora, que tive a alegria e oportunidade de fotografar, eles usaram um violão e um fusca para compor o cenário, mas porque esses elementos realmente tem significado para o casal. O resultado você pode conferir abaixo e também no meu site, clicando aqui.

Ensaio Pré-Wedding Ricardo e Débora

Ensaio Pré-Wedding Ricardo e Débora

Destination Wedding

Muitos casais optam pelo Destination Wedding e deixam para fazer o registro do pré-casamento até um dia antes, no mesmo local que será realizada a cerimônia. Aqui a dica mais importante é confiar no profissional que realizará o registro, que faça seu trabalho bem feito e não misture profissionalismo com lazer. Fui para Punta Cana com o casal Juliana e Weberth, para registrar esse momento totalmente intimista, com uma energia sem igual. Os cliques ficaram simplesmente incríveis e traduziram toda a essência e sentimento do momento.

Destination Wedding Juliana e Weberth

Destination Wedding Juliana e Weberth

Mais fotos vocês podem conferir aqui.

Independente do estilo que vocês escolherem, o mais importante e que faz a diferença no resultado que vocês esperam é a maneira como o fotógrafo lida com o perfil do casal. É como se fosse um relacionamento mesmo, porque vocês criarão uma conexão com o profissional, abrirão a intimidade de vocês para ele e é essencial que role uma química, uma sintonia entre vocês. É necessário também que fiquem a par de todos os detalhes do trabalho dele, a estrutura que ele tem para atender os desejos que vocês tem, quanto tempo ele tem de mercado, a consistência na entrega do resultado que vocês esperam, o uso de equipamentos de qualidade e o backup de todo o material, que é um quesito imprescindível e qualquer bom profissional que se preze, tem pelo menos dois backups para se resguardar de qualquer imprevisto. O barato nunca saiu barato, ele sempre sai caro, muito caro. É importante lembrar que a fotografia é um registro que será contemplado por várias gerações, e é fundamental que o profissional contratado entregue todas as imagens devidamente editadas e com trabalho de tratamento bem feito, pois fotografia sem esses dois elementos não é fotografia profissional, e sim um trabalho incompleto.

Resumindo: o seu fotógrafo tem que ser escolhido com carinho e tem que ser único para vocês. Ele não só eternizará esse registro para vocês, mas para décadas e décadas a frente. Fotografia de casamento não é só mais um álbum com dezenas de fotos. É o testemunho do nascimento de uma família!

Gostou das dicas? Acha que faltou algum detalhe que merecia ser falado aqui ou quer sugerir algum tópico para o blog? Deixe suas sugestões nos comentários!

Abraços e até o próximo!

Categories:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO