Os Profissionais do Casamento: Como Escolher o seu Grande Elenco

Os Profissionais do Casamento: Como Escolher o seu Grande Elenco

A produção e a organização de um casamento envolve sempre muitos detalhes e ver esse sonho se realizar sem nenhum imprevisto ou situação desgastante, é o desejo de todos os casais. A contratação dos profissionais que serão responsáveis por executar com maestria todo o planejamento que foi pensado e idealizado pelos noivos é o grande diferencial para tornar esse dia fantástico ou uma verdadeira decepção e lamúria. Pense na contratação dos atores para o grande elenco de um filme. Todos ali se encaixaram perfeitamente para o papel ao qual foram designados, e o sucesso da produção cinematográfica se dá, em grande parte, pelo personagem que cada um representou, toda a dedicação e empenho que colocaram ali para que a história transparecesse a mais verdadeira possível. Da mesma forma funciona com a escolha do seu time de especialistas para fazer com o que o grande dia de vocês represente a essência e a história por trás da união de vocês, pra que ele fique a cara do casal e todos saiam comentando como foi especial participar desse momento.

A primeira e mais bem feita contratação que você irá fazer será a Assessoria de Casamento, ou Cerimonial. Ela te ajudará em todo o processo de planejamento, desde a fase da definição do orçamento até a execução de todas as ideias. Para você que é recém chegada ou recém chegado ao universo casamento, a Assessoria de Casamento ou Cerimonial é um dos principais fornecedores que irão te ajudar a realizar o seu evento da maneira mais satisfatória possível. Ele é responsável por ajustar e executar todos os protocolos, garantir que todos os contratos sejam fielmente cumpridos, alinhar detalhes e tirar todas as possíveis dúvidas que possam surgir na concretização de todas as tarefas e supervisionar toda a elaboração do evento para que ele saia como o esperado. Enfim, ele é um profissional indispensável para evitar possíveis desgastes e dores de cabeça aos noivos e coordenar todo o projeto que foi traçado para que esse dia seja perfeito.

Para garantir que a escolha desse profissional seja feliz e certeira, o principal conselho que dou é você se identificar com o estilo de trabalho dele e da equipe. Há uma gama de profissionais desse ramo no mercado, mas cada um tem seu jeito particular de desenvolver seu trabalho e ele precisa estar em sintonia com o que o casal espera para colocar todas as ideias em prática. Além disso, é preciso que haja uma química entre vocês e ele, pois é o fornecedor que irá passar mais tempo em contato com o casal, então de fato é necessário que role uma afinidade entre vocês. Outro ponto importante é o quanto vocês tem disponível para investir em um profissional como esse. A Assessoria completa geralmente tem um custo maior que a contratação de um Cerimonial para trabalhar apenas na semana do evento. Pensem e se organizem primeiro com relação à isso para terem uma decisão mais concreta na escolha desse especialista.

Tanto na seleção de uma Assessoria quanto na definição dos outros profissionais que farão parte desse time de fornecedores, há alguns cuidados que se deva tomar para não errar e evitar contratempos. Listei abaixo as mais relevantes para garantir que seu evento seja um sucesso.

Pesquisa: A sua Melhor Amiga!

Você com certeza já deve ter ouvido falar ou mesmo lido diversas notícias de noivos que se decepcionaram com a contratação de um determinado serviço de casamento, alguns até sendo deixados literalmente na mão no grande dia por terem feito uma escolha errada. Esse acontecimento é mais comum do que se imagina. Outro dia mesmo ouvi a história de um decorador que fechou milhares de contratos e simplesmente encerrou o trabalho, abandonou tudo e fugiu para Paris com toda a grana investida pelos noivos. É ou não é pra entrar em desespero? Sempre que for contratar qualquer fornecedor para o seu casamento, pesquise todas as referências possíveis do trabalho dele, procure indicações, entre em sites de casamentos, investigue se há alguma reclamação nos sites destinados para esse fim, nas redes sociais, em grupos de noivas e afins. Se for se reunir com ele, peça o portfólio dos eventos já realizados e se possível o contato das noivas que já utilizaram o serviço para ficar a par se tudo o que foi prometido, foi realmente cumprido. Nesse ponto, informação nunca é demais!

Defina o Estilo da Festa

Antes de mais nada, a primeira decisão dos noivos deve ser com relação ao estilo e porte da festa que pretendem organizar. Só assim terão condições de partir para a definição dos outros detalhes. Avaliem o orçamento, definam se será um mini wedding, um casamento na praia ou uma recepção para 300 convidados. Esse será o pontapé inicial para vocês alinharem as expectativas com a realidade que vocês estarão vivenciando no momento. Para esse ponto, é válido organizar uma planilha de custos com todos os itens que imaginam gastar, separando por segmento e valor para cada um deles. Seu cerimonialista poderá lhe ajudar melhor posteriormente, para que nada saia do planejamento e para que vocês possam definir com calma onde pretendem investir e onde pretendem economizar. Assim a escolha dos prestadores de serviço será mais simples, rápida e em conformidade com o projeto idealizado.

Custo Benefício: O Barato pode Sair Caro!

Já ouviu aquele famoso ditado: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia.”? Pois então, fique atenta principalmente quando se tratar do seu casamento. Claro que não é regra, mas quando um profissional cobra muito barato para a entrega do seu trabalho, você pode e deve ficar com o radar ligado e procurar entender o motivo. Geralmente esses fornecedores possuem muitos gastos para entregar um produto de qualidade e quando este está abaixo da média do que é praticado no mercado, tenha a certeza de não estar entrando numa fria. Nem sempre optar pelo mais barato pode ser a melhor escolha e infelizmente priorizar em todos os casos os preços mais baixos pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Além do mais, uma empresa idônea e que ofereça um serviço de qualidade com certeza terá orçamentos para todos os gostos e bolsos sem prejudicar os demais da classe.

Peça Mais de um Orçamento

Após selecionar as possíveis opções de contratação, peça sempre um orçamento para cada um, assim você poderá ter um comparativo legal e se prevenir de abusos, que querendo ou não sempre podem acontecer, principalmente no mercado de casamentos. Além disso, sempre exija um orçamento detalhado para todos os casos, afinal você não é obrigada(o) a saber de tudo e assim poderá ter certeza do que está contratando, saber o que cada fornecedor oferece e garantir a escolha dos melhores produtos e serviços.

Converse para Sanar todas as Dúvidas

Diálogo aqui nunca é demais, assim como a informação. Converse muito à respeito de todos os detalhes e deixe claro quais serão as atribuições de cada um. Saiba de todos os prazos, afinal planejamento é a alma do negócio. Nesse quesito, vale ter uma conversa franca com a sua Assessoria para que ela entenda todas as suas expectativas e faça valer à pena todas as suas contratações, inclusive a dela. O principal desafio de vocês é deixar o casamento com a cara dos noivos, então esteja certa que ela também respeitará a identidade e os desejos de vocês. Faça o possível para marcar entrevistas com todos os fornecedores, até para se conhecerem melhor e saber de todos os detalhes que envolvem o trabalho dele e descobrir se entre vocês haverá simpatia, que é primordial para o bom andamento das tarefas. De nada adianta você contratar um profissional com quem não tenha afinidade e lá na frente você se arrepender por ele não entregue o que você esperava por falta de diálogo e abertura. É essencial que você se identifique com o trabalho e com a pessoa, assim você poderá ficar tranquila e confiar que será surpreendida no seu grande dia.

Não Abra Mão dos Contratos

Absolutamente tudo que for acertado com os prestadores de serviço do seu casamento deverá estar documentado em contrato, por isso o exija sempre. Ele é o único meio legal de cobrar as obrigações que porventura não forem cumpridas por alguma das partes no dia do evento. Nenhum serviço deve ser fechado sem esse documento devidamente assinado. Ah! E não se esqueça de conferir se tudo o que foi conversado está detalhado nele, pois assim o cerimonialista terá condições de supervisionar da melhor maneira a execução de tudo que foi acordado.

Lembre-se sempre: Esse dia é para ser especial e único na vida do casal, por isso é importante escolher com cuidado e precaução todo o time de profissionais que farão parte dessa história. Esse evento será a concretização de um sonho e nada melhor que descansar e confiar que ele estará entregue nas melhores mãos.

Gostou das dicas? Acha que faltou algum detalhe que merecia ser falado aqui ou quer sugerir algum tópico para o blog? Deixe suas sugestões nos comentários!

Abraços e até o próximo!

2 comments

Suellem
23 de março de 2017

Adorei a matéria, parabens pelo item abord

Responder
giselle
27 de março de 2017

excelente MATÉRIA, PARABÉNS!

Responder

DEIXE O SEU COMENTÁRIO